Conheça o jeito certo de utilizar sua vela aromática!
Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje eu quero abordar um assunto muito importante, mas que poucas pessoas tem conhecimento. Vamos falar sobre a importância de realizar a manutenção correta das nossas velas aromáticas!
– “Manutenção Correta”? Como assim?
É isso mesmo galera!!
Nossas velas precisam de cuidado para que possam ter um bom desempenho e consequentemente ter maior durabilidade. E o primeiro ponto que quero abordar é sobre a primeira queima da sua vela aromática.
Você sabia que a primeira queima da sua vela é a mais importante??
As velas têm o que chamamos de memória de queima, uma vez que um padrão de queima tenha sido estabelecido, pode ser mais trabalhoso modificá-lo. Portanto, dê à sua vela tempo suficiente para derreter deixando a cera alcançar as bordas do recipiente na primeira queima, formando uma espécie de piscina de fusão completa.
Sempre que você não consegue atingir essa fusão total, está contribuindo para um processo chamado “túnel” ou “anel de memória”, que faz com que a cada nova queima, a vela só queime até aquele determinado ponto. O pavio então começa a afundar cada vez mais, como se um túnel estivesse se formando bem no centro da sua vela.
O segundo passo é aparar o pavio a cada queima! 🔥✂️
Deixe a vela atingir a temperatura ambiente e corte o pavio cerca de 3 mm antes de acender novamente. Esse comprimento ajuda a criar combustão completa, o que significa que menos fuligem é formada enquanto a vela está queimando.
Além disso, a chama fica mais correta ao diâmetro do pote evitando assim uma queima acelerada ou que o vidro fique sujo.
(O pedacinho do pavio que fica para fora da cera para acender a vela deve ter de 3-5mm)
O terceiro passo é apagar corretamente a sua vela!
Assoprar diretamente a vela pode produzir fumaça, além de reduzir sua vida útil. E se você é como eu, e também não gosta dos detritos escuros produzidos ao apagar uma vela com o sopro, o uso do abafador de metal é uma alternativa mais limpa e eficiente, constituindo uma ferramenta muito útil caso você queira que a vela fique limpa e pareça nova por mais tempo.
Mas se você não tiver um abafador como este da foto, não se preocupe! Você pode utilizar a própria tampa do recipiente das velas para realizar o abafamento e apagá-las. Tenha atenção apenas quanto ao material utilizado como tampa. Ideal é que a mesma seja feita de metal ou outro material que não irá pegar fogo.
Outro ponto importante, esse “abafamento” deve ser feito também de forma correta! Você deve colocar a tampa de metal sobre o vidro (sem fecha-la por completo), só apoiando por cima até remover o oxigênio do recipiente e o fogo reduzir até se apagar. Logo em seguida retirar a tampa para liberação de ar. É importante tomar cuidado para não se queimar ao colocar ou remover a tampa ok?!
Seguindo esses cuidados você pode aproveitar ao máximo sua vela! 😉
Beijinhos e até o próximo post…